Todo profissional deve buscar o aprimoramento do conhecimento, investir no seu patrimônio intelectual, profissional e prático para oferecer um produto ou serviço de excelência. Quanto maior o investimento no seu aperfeiçoamento, maior será o retorno profissional, financeiro e o reconhecimento social. Hoje em dia, cada vez mais as famílias procuram por profissionais para cuidarem de idosos. É um mercado que está em evidência e em expansão, porém, carente de cuidadores capacitados, atualizados, empáticos.
Para ser um cuidador de idosos de excelência é essencial compreender, perceber e detectar, em primeira mão, as alterações biológicas associadas ao processo de envelhecimento, que podem prejudicar a saúde e qualidade de vida dos idosos. Por isso, este livro tem o objetivo de oferecer o melhor conhecimento em biologia do envelhecimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do profissional, ajudando-o a se tornar um cuidador bem-sucedido, que consiga perceber alterações de pele, odor, cor, fezes, urina, sensoriais, mobilidade, sono, humor, memória, apetite etc. Porque, para ser um cuidador de idosos exemplar, muito mais que ser um mero acompanhante e auxiliar em suas atividades de vida diária e cuidado em saúde, é fundamental estar atento a qualquer mudança biológica para que se possa intervir a tempo, impedindo desfechos ruins e agindo no momento certo para a redução de danos.
Este livro oferece dicas práticas, simples e eficazes para o cuidador manejar e lidar adequadamente com as alterações, distúrbios, incapacidades e morbidades relacionadas ao processo de envelhecimento que, porventura, possa encontrar no exercício da sua profissão. Assim, este livro tem por objetivo suprir a necessidade de mais conhecimento sobre o processo de envelhecimento e contribuir para o aperfeiçoamento do profissional cuidador de idosos. E, acima de tudo, permitir que esses profissionais se tornem aptos e seguros para enfrentar um mercado de trabalho competitivo e exigente.
O conteúdo está dividido em vários capítulos, dedicados a explicar quem é e quais são as atribuições do cuidador de idosos, a transmitir o conhecimento sobre o que é envelhecimento biológico, quem é a pessoa idosa, quais as doenças crônicas mais prevalentes nesse segmento da população, quais as alterações fisiológicas que ocorrem durante o processo de envelhecimento, quais as síndromes geriátricas, o que é violência contra a pessoa idosa, quais são as políticas públicas voltadas para o público idoso, o que significa autocuidado do cuidador e dicas finais para a família do cuidador e para o próprio cuidador.