O processo de envelhecimento populacional é um fenômeno presente em muitos países. Lidar com os diversos aspectos envolvidos no envelhecimento exige tanto atualização do conhecimento quanto a obtenção de novos dados que subsidiem a atuação nos diversos campos profissionais.
Nesse contexto a fisioterapia, uma especialidade que alcançou alto grau de afirmação social no Brasil, carecia de uma obra que fundamentasse a aplicação de seus diversos recursos em indivíduos em idade avançada.
Além de abordar aspectos demográficos do envelhecimento da população e discorrer sobre as diversas teorias atuais que procuram explicar o processo de envelhecimento do ser humano, este livro analisa a influência desse processo nos diferentes órgãos e sistemas corporais dos indivíduos. Outra característica marcante é a listagem dos diferentes procedimentos para a aplicação dos recursos físicos na terapia de afecções do idoso, destacando os cuidados necessários, as indicações e as contra-indicações.
Os fisioterapeutas e professores universitários, responsáveis pela organização desta obra, tiveram a preocupação de reunir para o desenvolvimento de seus capítulos autores que, além de profissionais reconhecidos, são pesquisadores com publicação de trabalhos recentes em suas respectivas áreas de atuação.
Dessa forma, a expectativa é de que Fisioterapia Geriátrica, em sua segunda edição, seja um importante instrumento de trabalho tanto para estudantes e professores como para os profissionais interessados em atuar com propriedade na assistência aos problemas que afetam a população idosa.